Povo Rikbaktsa
TI Erikpatsa, TI Japuíra e TI Escondido
Conhecidos como "Canoeiros" e tidos como guerreiros ferozes, os Rikbaktsa enfrentaram um processo de depopulação que resultou na morte de 75% do povo na metade do século XX. Hoje somam quase 2 mil indivíduos divididos em três territórios que compreendem uma importante área de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado.
No noroeste de Mato Grosso, os Rikbaktsa vivem em duas terras indígenas contíguas, a TI Erikpatsa (79.935 ha) e a TI Japuíra (152.509 ha). Mais ao norte, na margem esquerda do rio Juruena, está localizado o terceiro território, a TI Escondido (168.938 ha). Apesar das três áreas, se autodenominam como um único povo e utilizam os três territórios de forma semelhante.
Na perspectiva Rikbaktsa, são mais caçadores e coletores do que agricultores, embora a agricultura e as festas rituais a ela associadas tenham um papel central no ritmo e organização da vida social. A economia Rikbaktsa é sazonal, caracterizada pela alternância de diferentes atividades ao longo do ano. Sem desconsiderar a extensa variedade de frutas silvestres, o alimento coletado mais importante na dieta do povo é a Castanha do Brasil.
A produção e venda de artesanato e castanha são as principais atividades econômicas dos Rikbaktsa, que esporadicamente também vendem peixes e outros produtos para o pequeno comércio regional. A caça, a pesca e a coleta são importantes para garantir a soberania alimentar do povo, mas o avanço do desmatamento e o crescimento da pesca comercial têm prejudicado a reprodução das espécies, aumentando assim a dependência do mercado.
Desde a elaboração do PGTA Rikbaktsa, o povo está determinado a implementar ações de proteção e monitoramento dos seus territórios, aumentar a possibilidade das suas associações terem melhores condições de organização e de gestão de pequenos projetos, além de iniciarem um trabalho voltado ao turismo de base comunitária.
Territórios Rikbaktsa
T.I. Erikpatsa (79.934,8 hectares)
TI Japuíra (152.509,8 hectares)
TI Escondido (168.938,4 hectares)
Aldeias
População
Fonte: Siasi/Sesai 2020