Faça você mesmo! Essa é a ideia que norteia o Guia de Comunicação Popular, publicação de apoio para jovens indígenas, agricultores, estudantes e integrantes de organizações sociais que tenham interesse em trabalhar com comunicação popular.
O Guia é um importante instrumento para comunicadores iniciantes que querem entender melhor sobre jornalismo, produção de vídeos e redes sociais.
Elaborado pela Rede Juruena Vivo em parceria com o Projeto Berço das Águas, o material foi publicado em 2019, mas continua atual. Aliás, está disponível em formato digital no site do projeto (Link na bio).
O Guia está dividido em três partes. “Comunicação e suas tretas” apresenta o contexto comunicacional brasileiro, destacando as dinâmicas de poder e a concentração midiática, mas ressalta que também há diversidade e alternativas.
A segunda parte, “Faça você mesmo!”, reúne três tutoriais com dicas sobre jornalismo comunitário, produção de vídeos e uso estratégico das redes sociais para montar uma campanha digital.
Por fim, em “Continue pesquisando”, são listadas referências para se aprofundar mais nos temas abordados. Vale mencionar também a seção “Moinho”, que ao longo da publicação oferece exercícios didáticos.
O projeto Berço das Águas, desde 2011, tem apoiado a gestão territorial de povos indígenas da Bacia do Juruena. Os protagonistas dessa etapa são os Rikbaktsa e os Apiaká do Pontal. O projeto é realizado pela @operacaoamazonianativa com patrocínio da @petrobras.